Livro: O Nadador
Autor: Joakim Zander
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
“Por quanto tempo a relatividade pode salvar a alma de alguém?”
Autor: Joakim Zander
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
“Por quanto tempo a relatividade pode salvar a alma de alguém?”
Essa é apenas uma das milhares de perguntas que “o nadador” faz a si mesmo durante o livro. Reflexões sobre passado, traições, culpa, arrependimento, abandono, dever, responsabilidades, amor, distância.
Passado e presente se interligam enquanto a vida de algumas pessoas viram de cabeça para baixo. Ambientado na Europa, entre França, Suécia e Bélgica, porém tendo seu início na Síria, na chamada “Segunda Guerra Fria”, o livro narra de forma surpreendente os acontecimentos e enquanto eu lia só conseguia pensar que apesar de ser uma ficção é “a arte imitando a vida”.
Sinopse:
Em uma acelerada perseguição pela Europa, um ex-agente secreto tenta salvar a única pessoa capaz de exorcizar os fantasmas de seu passado.
Damasco, Síria, início dos anos 1980. Um agente secreto norte-americano abandona a filha recém-nascida em meio a um bombardeio, entregando-a a um destino incerto. A incapacidade de se perdoar o faz fugir do passado, levando-o ao Líbano, ao Afeganistão, ao Iraque – a qualquer lugar onde o perigo e a tensão o permitam esquecer seu erro. Klara Walldéen foi criada pelos avós em uma ilha remota na Suécia. Assessora em início de carreira no Parlamento Europeu, em Bruxelas, ainda está aprendendo a navegar pelo ardiloso mundo da política quando acessa informações que não deveria, e se torna alvo de uma perigosa perseguição pela Europa. Apenas o ex-agente secreto poderá salvá-la. Mas, para isso, os dois precisarão revelar quem são. E o tempo está se esgotando.
~~~ * ~~~ * ~~~
O ano é 1980, em Damasco, Síria, quando alguém precisa tomar uma decisão que mudará não apenas a sua vida, mas a de outras pessoas.
“Sinto sua respiração, sinto seu coração acelerado sob o fino e leve cobertor azul tricotado por sua mãe. Esse coração é o meu coração, e não há nenhum modo convincente de explicar o ato de abandonar o próprio coração.”
O ano é 2013, Uppsala, Suécia, quando a vida de um aluno de doutorado começa a tomar um rumo inesperado, afetando a vida de muitas outras pessoas.
“Se ele tinha certeza de alguma coisa era que, em nove entre dez casos, a explicação mais simples era a correta. A paranoia era para o fracassados.”
No começo demorei um pouco a pegar o ritmo da leitura pois a narrativa intercala capítulos narrados em primeira pessoa (pelo “nadador”) e em terceira pessoa quando é sobre os demais personagens, mas quando “peguei o ritmo” o livro se tornou realmente “um thriller impossível de parar de ler”.
Ação, suspense, mistério, conspiração, espionagem, vingança, busca pela redenção, ganância, manipulação, dúvidas, sobrevivência, amizade. “Determinação, coragem e resistência”. Esses são apenas alguns dos ingredientes que compõem esse livro que posso dizer foi um dos melhores do gênero que eu já li. Uma compra impulsiva da qual não me arrependo e já quero os demais livros do autor (porém não tem no Brasil).

Nenhum comentário:
Postar um comentário